terça-feira, 15 de setembro de 2009

Sugestões para estimular a leitura entre os colaboradores

Existe um velho ditado que afirma: "Quem lê, viaja". E isso é uma verdade, pois a partir do momento em que a pessoa se predispõe em abrir um livro, uma revista, um jornal ou qualquer outro informativo, por mais que simples que possa parecer o conteúdo, se o leitor for atento ele poderá adquirir novos conhecimentos que agreguem valor seja para a vida pessoal quanto profissional.

Hoje, sem dúvida alguma a prática da leitura é um rico caminho para quem busca o desenvolvimento. O estímulo a essa prática deve ser uma constante nas empresas, pois não obrigatoriamente a iniciativa requer investimentos elevados e pode ser adota por qualquer organização. Confira a seguir algumas dicas para estimular o hábito da leitura entre os colaboradores.

1 - O primeiro passo para essa rica prática que leva ao desenvolvimento é fazer uma breve pesquisa sobre quais as principais temáticas que interessam aos profissionais. Para isso, solicite que eles deem opções de leituras em uma caixa de sugestões ou mesmo encaminhe por e-mail.

2 - Lembre aos funcionários que as sugestões de leitura não são restritas apenas a materiais técnicos e relacionados diretamente às atividades laborais. Certamente aparecerão sugestões de temas que podem surpreender como literaturas que abordem temas como esportes, saúde, educação infantil, best-sellers contemporâneo. Também poderão aparecer pedidos de clássicos da literatura produzidos por escritores como o brasileiro Machado de Assis, autor dos títulos "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Helena", "Iaiá Garcia" ou de autores de outros países como, por exemplo, o italiano Humberto Eco - autor do romance "Em Nome da Rosa" ou o francês Victor Hugo, que encantou gerações com o clássico "Os Miseráveis".

3 - Para iniciar o acervo da empresa, consulte se há verba disponível para a iniciativa. Não compre títulos na primeira livraria, faça pesquisas em sites, olhe com carinho os lançamentos disponibilizados em bancas de revistas. Pesquise e certamente será feita uma boa economia e, com isso, mais opções de leitura estarão à disposição dos funcionários.

4 - Por falar em colaboradores, faça uma campanha interna e peça para que eles vejam se há livros, revistas, informativos, coleções que estão esquecidas e criando poeira em algum lugar da casa. Esse material pode ser doado para a "biblioteca" que está saindo do período embrionário.

5 - Procure um local na empresa para organizar os exemplares. Caso não exista verba para comprar estantes ou cadeiras novas, veja que móveis podem ser utilizados. Muitas organizações guardam móveis antigos e basta uma boa limpeza para que voltem ao uso.

6 - Depois que o espaço para a leitura estiver pronto e os títulos organizados, separados por assunto, chegou o momento de estimular diretamente a leitura entre os profissionais. Para isso, divulgue através dos canais de comunicação interna a mais nova alternativa de desenvolvimento que a empresa oferece a eles.

7 - É interessante que o espaço da leitura fique a responsabilidade de um setor. Dessa forma, poderão ser estabelecidas regras para melhor aproveitamento do acervo como, por exemplo, horário de funcionamento, cadastramento dos colaboradores que utilizam a iniciativa para buscarem conhecimento.

8 - O horário de funcionamento do espaço para leitura será determinado pela própria organização. Um bom momento para consultar o acervo é aquele "tempinho" que sobra do almoço. Ofereça ainda aos funcionários a oportunidade de levar o material para casa, mas determine um prazo para a devolução do material. Isso permitirá uma maior rotatividade do material.

9 - Não esqueça de ouvir a opinião dos colaboradores, depois que o espaço da leitura passar a funcionar. Nesse sentido, pergunte o que os usuários acham da iniciativa implantada pela empresa e o que pode ser feito para melhorar essa ação.

10 - Para estimular ainda mais o hábito da leitura entre os profissionais, peça a ajuda de formadores de opinião como os gestores. Eles podem ser os primeiros a dar exemplo, ao solicitarem algum título do acervo da empresa e no dia-a-dia, comentar com os membros da equipe sobre o que leu e, quem sabe, indicar para outras pessoas.

Autor: Patrícia Bispo - Rh.com.br

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