sábado, 13 de junho de 2009

MultiplicAção

A realização humana evidencia a importância do conhecimento e a necessidade do esforço efetivo para a consecução de objetivos desafiadores. O sucesso sempre será fruto de um trabalho de equipe, cujos resultados precisam ser compartilhados para haver multiplicação. “Uma única andorinha não faz verão”, diz a sabedoria popular.

Obra do eu sozinho pode até ser realizadora, mas não produz os ensinamentos quando a ação é em equipe. Falta-lhe aquela agradável cumplicidade que acontece quando a realização é fruto do esforço conjunto, feito por pessoas comprometidas com a mesma causa. Trabalho sem comprometimento não é trabalho, mas castigo.

O mundo é uma equipe e a natureza também segue esse princípio, pois tudo funciona engrenado numa ampla cadeia produtiva, um componente dependendo do outro e este do processo de fotossíntese, quando se trata do reino vegetal, por exemplo.

Com o corpo humano acontece a mesma coisa, um sistema com vários sub-sistemas, todos trabalhando em conjunto e de forma sincronizada. Somos uma equipe. Portanto, não faz sentido ambiente de trabalho onde ainda predomina o individualismo em plena era da união e da cooperação em todas as latitudes. Vivemos a era das redes neurais comportilhadas.

Sentimentos individualistas não servem mais no modelo de gestão configurado para o terceiro milênio. À medida que a humanidade avança no tempo através do século XXI, cada vez mais o egoísmo vai fazer parte do passado. Alguém já disse que

"A felicidade não é a chegada, mas o caminho. E só se realiza em equipe."

Viver é um aprendizado constante e prazeroso. O mundo é uma escola onde desempenhamos diversos papeis simultaneamente, segundo os desafios que precisamos vencer. Hoje aprendiz, amanhã professor e vice-versa. Por mais abandonados que possamos nos sentir, jamais estaremos sozinhos. Há sempre uma energia ao nosso redor com a qual nem sempre nos sintonizamos.

A energia humana é mágica. Quanto mais se troca, maior estoque você acumula. Além da preparação permanente e da busca da força interior, há alguns segredos importantes para você se tornar uma usina incandescente de energia positiva:

Conhecer o “o funcionamento” das pessoas a fim de trocar energia com elas e ampliar a sua rede de relacionamento. Moacir Moura - Palestrante e consultor em varejo

Nenhum comentário: