São muitas as responsabilidades que cabem a quem tem ou gerencia um comércio. Comprar, vender, entregar, estocar, atender, trocar, pagar, cobrar, entre outras tantas ações necessárias para o bom desenvolvimento de um negócio.
Por mais óbvio que isso pareça observe com atenção como todas essas tarefas têm necessidade de uma ação humana para se concretizarem. Alguém tem de comprar, alguém tem de vender, alguém tem de entregar, e assim por diante.
Você já pensou na importância desse “alguém”?
Esse “alguém” é cada uma das pessoas que trabalham na empresa, e todas elas constituem os chamados colaboradores, que incluem os donos ou gerentes, os quais também colaboram para o sucesso do negócio.
É óbvio que as pessoas são importantes para as empresas, porém, mais do que isso, elas são indispensáveis. Quando as pessoas passam a trabalhar numa determinada empresa, começa uma relação de troca, que não envolve apenas trabalho e salário, mas também energia e satisfação.
Com que energia e satisfação seus colaboradores trabalham? Com boa vontade ou cara feia? Com que energia e satisfação você se relaciona com os demais colaboradores? Como um todo-poderoso, sabe-tudo ou com disposição para trabalhar em equipe?
Se as pessoas são importantes e necessárias e se estabelecem essa relação de troca de energias e satisfação com a empresa, é preciso gerenciar essa relação de trabalho. Quando falamos em gestão de pessoas, não queremos dizer com isso que é preciso gerenciar as pessoas como se elas fossem marionetes ou fantoches, pois essa maneira de ver não traz bons resultados. O que enfatizamos é a possibilidade e a necessidade de você gerenciar suas relações de trabalho, tendo em mente que a troca de energias gera satisfação no ambiente de trabalho.
É possível que você imagine que Gestão de Pessoas seja assunto que só interessa a grandes redes de supermercados. Se é assim que você pensa, eu me antecipo em dizer que errou.
Não importa o número de pessoas que forma a sua equipe de trabalho, você e mais alguém, você e a família, três pessoas, cinco, vinte. Em qualquer situação, é possível desenvolver o processo de Gestão de Pessoas para se alcançar melhores resultados no comércio.
Quando o cliente entra para ser atendido, ele deve sempre encontrar os produtos, as prateleiras, a estrutura do seu comércio, os cartazes de promoções e de lançamentos e, sobretudo, as pessoas que o atenderão, você e sua equipe.
Como você se preocupa em comprar bem para vender bem, é igualmente importante pensar nas pessoas da sua equipe de trabalho. A questão é que não compramos pessoas. Com as pessoas, nós convivemos. O principal alerta é este: Pense em como você se relaciona com sua equipe, e em como influencia o trabalho em sua equipe.
Como é o seu “Bom Dia”? Com que freqüência você agradece aos seus colaboradores por alguma ajuda ou elogia um serviço bem feito? Quando foi a última vez que você parou para perguntar como está o serviço e se alguém tem alguma idéia para melhorar as vendas no comércio? Viu só? Com atitudes simples, que certamente você já faz ou pode fazer, você estará aplicando a Gestão de Pessoas em seu comércio.
O princípio básico que você precisa adotar para conseguir uma Gestão de Pessoas eficaz consiste em realizá-la com foco na equipe, mas com disposição para fazer com que cada colaborador, inclusive você mesmo, se desenvolva.
Fonte: Revista Abastecimento – Consultora Elimara Clélia
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