quinta-feira, 19 de abril de 2012

As características do executivo bem sucedido

Olá pessoal, estou fazendo o Curso: A Administração do Tempo pela FORMAR uma instituição de Ensino do Grupo MARTINS e quero compartilhar com vocês um dos tópicos do curso que me chamou muito a atenção por falar das características do Executivo atual para ter sucesso na careira profissional. Espero que gostem!

Mas a final, quais são as características do executivo bem sucedido?

As perspectivas empresariais para o novo milênio apontam cinco características para um executivo ser bem sucedido:

Velocidade. As empresas precisam de profissionais rápidos e que conquistem resultados. Agilidade, isto é, saber lidar com o tempo.

Polivalência. Polivalência significa multifuncionalidade, isto é, saber lidar com diferentes aspectos e assuntos do negócio da empresa. O executivo moderno precisa ser capaz de realizar várias tarefas e entender de muitos assuntos diferentes.

Visão. O executivo precisa saber visualizar e aproveitar as oportunidades. Precisa ver além dos horizontes e estar no lugar onde as coisas acontecem ou vão acontecer. Saber olhar para o futuro e criar o seu destino.

Realização. Ser capaz de ir atrás das coisas e obter resultados. Ter espírito empreendedor. Marcar gols, isto é, saber realizar e concretizar a visão.

Relacionamento humano. Ser capaz de entender as pessoas, - sejam funcionários ou clientes - seus sentimentos e emoções e satisfazer suas necessidades e promover a felicidade no trabalho. Saber lidar com gente.

Para administrar seu tempo você precisa analisá-lo detalhadamente. Saber onde ele é utilizado e aplicado e de que maneira. Significa o diagnóstico de como você utiliza atualmente o seu tempo é importante para localizar os pontos falhos da sua organização e indicar as soluções adequadas. Análise do tempo reflete a preocupação em saber onde se está utilizando o tempo disponível, com que eficiência e com que eficácia.

Fonte: Formar - Desenvolvendo pessoas a distância

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bronca para viver melhor!

O texto abaixo de Múcio Morais, reflete bem a relaidade do meio em que vivemos e dá uma verdadeira chacoalhada nas pessoas negativas, vale apena ler!

Pare de sentir pena de si mesmo e comece a sentir pena dos outros, em especial daqueles que convivem com alguém que utiliza da auto-piedade como plataforma para apoiar as suas necessidades e posições, rejeite pensamentos e arquivos interiores que dizem que você está sofrendo, decida também parar de sofrer, sim, isso mesmo, sofrimento é questão de opinião, uns sofrem porque perderam e outros se alegram porque podem aprender na perda, quem é você que se comporta como seu próprio algoz? Liberte-se, resolva, decida que já é feliz e mantenha a posição, pare de fazer as pessoas sentirem culpa por você ser tão infeliz.

Saia da posição de pedinte, aprenda que ninguém deve nada a ninguém, que cada um deve conquistar a vida por conta própria, quem veio ao mundo com a missão de dar é você, então comece a distribuir o que você tem e pare de pedir, dê uma olhada em seu interior, procure seus melhores sentimentos, desejos, impressões e dê às pessoas, tem muita gente precisando de você, mude a posição de suas mãos, ao invés de espalmadas e esticadas a frente, aprenda a apontá-las pra baixo e na posição de pegar e não de receber;

Pare de criticar, isso é ridículo, quem consegue perceber tantos defeitos nos outros só pode estar cego sobre si mesmo, aprenda a ver as pessoas com mais leveza, com graça, com bondade, entendendo que cada um tem sua origem, seu aprendizado, sua visão e perspectiva de vida, sua condição emocional, as pessoas são diferentes mas são únicas e especiais. Pare de ser crítico, as pessoas irão se afastar de você, ninguém gosta disso, é difícil ficar perto de você com tanto negativismo, o negativo repele, afasta e aos poucos você não será lembrado nem para aniversário de sobrinho; O que? Já esta acontecendo? Então mude rapidinho meu amigo!

Pare de se auto-sabotar, de dizer que não pode, não sabe, não consegue, não quer, cresça, seja maduro emocionalmente, sua fase de criança já passou, as crianças podem se comportar dessa forma, salvo se você quiser se manter na infância, ai tudo bem, meninão pra sempre! Um adulto deveria saber que limites são para serem superados e você nem atingiu o seu mínimo, o desconhecido é para ser explorado, o difícil é apenas uma indicação para o nível de esforço, só isso, deixe a infantilidade e cresça de repente, as pessoas irão gostar demais, sabe de uma coisa? Conviver com uma criança grande é muito difícil, pare com isso, as pessoas não te agüentam mais, cresça, cresça, cresça!

Pare de usar o tempo como desculpa, "eu preciso de tempo para..." Que tal descobrir que você só tem o agora, nada mais. Pare de dizer que o tempo vai te mudar, que com o tempo as coisas irão melhorar, que o tempo vai te amadurecer, que você precisa ir devagar, isso só te faz perder tempo e manter a sua mediocridade por mais tempo na sua vida e incomodando as pessoas, o tempo é agora, resolva, não seja fraco, decida e faça o que é necessário. Se não souber o que fazer, pergunte, deixe de ser orgulhoso e aprenda a ser humilde, simplesmente pergunte!

Fonte: muciomorais.com

terça-feira, 17 de abril de 2012

Gerente de Compras - Missão e Responsabilidades

Missão do cargo

Obter as melhores condições de compra para os produtos comercializados pela empresa, em termos de preço, qualidade e atendimento.

Responsabilidades

Planejar e supervisionar as atividades de compras dos produtos comercializados pela empresa, visando a manutenção do suprimento de um mix de produtos que atendam as necessidades dos clientes e os objetivos e políticas da empresa em termos de giro, margens de lucro e utilização de recursos financeiros.

Definir os parâmetros para as negociações ou negociar diretamente com fornecedores as bases e condições para o fornecimento, visando a aquisição de produtos com preços e condições competitivos.

Coordenar os processos de importação de mercadorias, desde a compra até o desembaraço aduaneiro final e recebimento dos produtos.

Administrar o cadastro de preços, participando da formulação dessa política, monitorando e utilizando o preço fixado pelas como subsídio para definição de preços no futuro.

Controlar o fluxo de compras, visando ao equilibro entre as contas a pagar e volume de vendas projetado.

Acompanhar o movimento de vendas de cada loja, analisando o seu desempenho conforme padrões estabelecidos, visando a ajustar o planejamento de compras às necessidades das lojas e/ou subsidiar outras decisões nas áreas operacional e de marketing/vendas.

Pesquisar novos produtos e colocá-los para comercialização, sempre considerando o perfil, preferências e necessidades do cliente de cada região, visando a atender necessidades de cada mercado específico e ampliar as vendas.

Fazer visitas técnicas a fornecedores atuais e futuros e desenvolver fontes alternativas de suprimento, visando a assegurar a continuidade de fornecimento dos produtos comercializados.

Avaliar fornecedores, oferecendo feedback específico, visando a melhorar o atendimento localizado e a adequação do atendimento à realidade da empresa.

Supervisionar o cadastramento de novos produtos, fazendo a seleção de produtos e fornecedores, visando a diversificar e melhorar o mix de produtos, acompanhando as tendências e necessidades do mercado, sempre em sintonia com as políticas da empresa na área de marketing/vendas.

Promover o treinamento dos compradores e orientar os gerentes das lojas, visando a obter as melhores condições de compra e otimizar o giro dos produtos, mantendo sempre a oferta de um mix de produtos que atenda as preferências e necessidades dos clientes.

Colaborar com as atividades de marketing da empresa, por meio da interação com a área operacional, analisando as pesquisas de mercado e ações dos concorrentes e identificando oportunidades para promoções, visando a contribuir para atingir os objetivos de vendas.

Acompanhar as especificações dos produtos comercializados, tanto as estabelecidas pelos fabricantes quanto por órgãos oficiais, visando a dar adequado suporte aos gerentes das lojas.

Buscar parcerias com fornecedores, conquistando patrocinadores para publicidade e eventos, visando à obtenção de benefícios mútuos.

Fonte: Promerito.com.br

Comprador - Missão e Responsabilidades

Olá Pessoal, o texto abaixo descreve a missão e responsabilidade de um comprador, achei muito bom, por isso resolvi compartilhar com vocês, caso queiram seguir esta carreira é de fundamental importância mergulhar no profundo conhecimento deste mercado. Valeu!


Missão do cargo

Assegurar o abastecimento dos insumos de produção e demais materiais utilizados pela empresa, ao menor preço possível, dentro dos padrões estabelecidos de prazo e qualidade dos produtos e serviços.

Responsabilidades

Pesquisar o mercado fornecedor de produtos e serviços, através de coleta de preços, visando identificar as melhores oportunidades de compras.

Negociar com os fornecedores, visando ao fechamento de compras dentro das melhores condições de preço, qualidade prazo de entrega.

Emitir os pedidos de compra e encaminhá-los aos fornecedores, fazendo o acompanhamento do processo de entrega e cumprimento final de todas as condições negociadas.

Pesquisar novos fornecedores de produtos e serviços diversos, visando desenvolver fontes alternativas de suprimentos.

Pesquisar produtos alternativos, conforme as possibilidades do processo produtivo, visando melhorar a qualidade do produto e reduzir custos de produção.

Fazer o acompanhamento dos pedidos, visando assegurar sua entrega no prazo estabelecido.

Acompanhar o processo de devolução de mercadorias entregues em desacordo com o pedido.

Atualizar as tabelas de preços de mercadorias com os fornecedores e repassando internamente a informação aos setores envolvidos.

Realizar visitas às fábricas e/ou depósitos dos fornecedores, para atualização técnica em relação aos produtos comprados.

Verificar qualidade e idoneidade do fabricante do produto a ser adquirido.

Preparar e analisar mapas de concorrências com propostas de fornecedores.

Cadastrar novos fornecedores para consultas e cotações, conforme necessário.

Fonte: Promerito.com.br

domingo, 15 de abril de 2012

A arte de saber delegar tarefas


Autor: Antonia Braz

Antes de delegar, certifique de sua autoridade
Um ponto primordial é certificar-se se a tarefa que será delegada é de sua responsabilidade e sua autoridade sobre quem vai executar. Quando toda a liderança começa a delegar e cada líder começa a dizer o que precisa ser feito de forma diferente, isto acabará deixando os funcionários confusos.


Saiba comunicar a tarefa a ser desenvolvida
O líder precisa entender que as pessoas processam as informações de maneira diferente e que algumas pessoas são auditivas, visual ou sinestésica. Portanto, ao passar uma tarefa, é importante usar os três sentidos que podem ser por escrito, verbal ou demonstrando como a tarefa deverá ser desenvolvida e para isto o líder precisa conhecer sua equipe.


Seja claro e objetivo
Ao delegar uma tarefa procure ser claro e objetivo com o funcionário dizendo:
O que precisa ser feito? Quem deverá realizar a tarefa? Como a tarefa dever ser realizada?
Em que prazo a tarefa deve ser concluída?


Evite a famosa expressão "preciso disso para ontem". Dizer desta forma fará com que você perca a autoridade porque ontem já passou e nem Deus pode concluir uma tarefa hoje para o dia de ontem. O líder precisa ter claro que o funcionário não consegue adivinhar o que se espera dele e quando isto acontece acaba provocando um grande transtorno na empresa, demissões e conflitos.


Seja participativo e atuante
É importante que o líder auxilie seus subordinados nos desempenho das funções. Este auxílio não significa que seja para realizar a tarefa delegada e sim orientar, motivar, contribuir com desenvolvimento e crescimento da equipe. Certifique que a tarefa está sendo desenvolvida ou foi concluída.


Não confunda delegar uma função com deixar a vontade
O líder não deve ser centralizador, mas precisa acompanhar e certificar-se que está tudo sobre controle e correndo conforme o esperando.Quando você faz o acompanhamento e corrige as falhas cometidas no início, isto contribuirá para evitar futuros problemas e transtornos.




/gestao-artigos/a-arte-de-saber-delegar-tarefas-5724398.html


Perfil do Autor

Sou Pedagoga , Psicopedagoga, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e atua como voluntaria há mais de 10 anos em Organizações Não Governamental