domingo, 22 de agosto de 2010

Perfil do Gerente de Loja

Quando o assunto é nomear um profissional para assumir a gerência de uma loja percebo que há lojistas confusos neste processo, usando como critério forte o fato do nomeado ser o melhor vendedor, no entanto acaba perdendo o vendedor e não tendo resultado do gerente. Isso tudo por falta de conhecimento e planejamento adequado para escolha do perfil desejado, definição das atribuições, remuneração e outro fator é entender que um gerente de loja é mais do que gerente de vendas ou cuidador da loja. Para facilitar relaciono abaixo como funciona a função e atribuições além do perfil desejado para selecionar um bom gerente de loja.

GERENTE DE LOJA

1. Responsabilidades:

a. Gerir os recursos disponíveis para garantir fluxo de caixa, lucratividade e rentabilidade positiva;

b. Oferecer condições adequadas de trabalho aos funcionários para que possam atingir as metas estipuladas;

c. Prospectar parceiros comerciais que agreguem valor à marca através de acordos justos e éticos que gerem resultados positivos para ambos;

d. Respeitar o conceito da ética interna e externa para o bom relacionamento do grupo/parceiros/clientes e fornecedores;

e. Liderar seus funcionários de forma a construir relacionamentos profissionais e respeitando e valorizando a diversidade, a dignidade, o crescimento pessoal e profissional através do respeito, ética e da justiça;

f. Estar atento e respeitar as normas legais que regem o negócio.

COMPLEMENTO DA FUNÇÃO

Responsabilidades:

a. Responsável pelo funcionamento da empresa – abertura e fechamento, funcionamento da infraestrutura, definição de tarefas, vendas, atendimento, exposição dos produtos, vitrine, cobrança, satisfação do cliente, registro dos fatos e acompanhamento dos resultados;

b. Manter estrutura enxuta e viável e otimizar processos conciliando custo x benefício;

c. Treinar, motivar e liderar os funcionários e vendedores para respeitarem as normas da empresa e realizem adequadamente suas responsabilidades no tempo certo;

d. Prezar pela qualidade da carteira de clientes aliando volume de vendas com a necessidade de recebimentos prevenindo a inadimplência;

Além de ser responsável pelos resultados de vendas deve cuidar do todo, visão global do negócio:

– Admite, treina e demite; – Relações humanas e desenvolvimento do funcionário; – Prepara o GRUPO para trabalhar em equipe de acordo com as normas da empresa; – Monitora vendas; – Motiva a equipe para prospecção de novos negócios; – Valoriza a vitrine e exposição dos produtos; – Organização do estoque; – Resultados financeiros; – Apresenta relatórios e propõe soluções; – D E L E G A R

Mesmo assim o lojista corre o risco de não ter o gerente ideal. Reparem que é um desafio e tanto, requer critérios e posicionamento na hora da escolha.

Mello Jr. - Consultor de Empresas e Palestrante

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