Montar uma empresa e fazê-la resistir à montanha-russa do mercado parece coisa para poucos. Não é bem assim. Basta ter sido contagiado pelo empreendedorismo. Nunca ouviu falar disso? O termo, derivado do inglês entrepreneurship, tem muitos significados, mas o mais comum é: desejar realizar. O empreendedor é o sujeito que tem uma idéia e corre atrás de seu sonho. No mundo dos negócios, essa é a principal característica dos empresários de sucesso.
Quem sonha em ter o próprio negócio pode ser apenas isso – um sonhador. Já quem imagina e transforma esse sonho em realidade é um empreendedor. E qual brasileiro não ficou algum tempo pensando sobre ser seu próprio patrão?
A primeira barreira que separa a inspiração da concretização é justamente a incerteza que cerca o primeiro passo. Qual negócio abrir? Crio um novo produto ou ofereço um serviço? Onde monto minha empresa? Quanto devo investir? Devo fazer um empréstimo para iniciar? Em que sou bom o suficiente para me destacar no mercado?
Essas e outras dúvidas cercam a primeira ação do empreendedor. Nada mais natural do que essa hesitação. A melhor dica para acabar com elas é coletar o máximo de informações possível. Uma boa decisão é baseada nos elementos que os fatos e os números mostram.
E a primeira coisa a fazer é conhecer suas próprias vantagens competitivas. Faça uma lista de suas principais habilidades e das virtudes que todos elogiam. É daí que surgirá a semente do seu negócio. Não se pode vender algo em que ninguém confia ou conhece. Portanto, essa é a primeira e principal lição.
A partir daí, conheça tudo sobre o mercado no qual vai atuar. Onde estão os concorrentes, quanto eles vendem, como fazem isso, onde há consumidores que não são atendidos, qual o custo de produção, equipamento necessário, pessoal etc. Leia o noticiário sobre isso, participe de palestras e encontros sobre o tema e guarde tudo que achar relevante para gerar uma oportunidade de negócio.
Buscar e organizar tudo isso dá trabalho. Mas, é nessa fase inicial de concepção da idéia que está a base que manterá o empreendedor seguro sobre aquilo que decidiu fazer.
Com a certeza de ter escolhido o caminho certo, informe-se sobre a documentação. Os custos e o tempo entre o registro e a abertura mudam de acordo com o município.
Fonte: Guia SEBRAE Empreendedor
Nenhum comentário:
Postar um comentário